tradição
facebook tumblr twitter youtube
Leão
Sol em Leão
29 graus
Capricórnio
Lua em Capricórnio
15 graus
Lua crescente gibosa
Lua crescente gibosa
10 dias

Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno é oficialmente e, finalmente, deixado para trás.

O Sabbat Beltane marca a união do Deus com a Deusa, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É o simbolismo da união do princípio feminino com o masculino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e o retorno do sol com toda a sua intensidade.

A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico “Bel”, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. “Tinne”é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer “Fogo de Bel”.

Em Beltane o Grande Rito é realizado e possui um significado muito mais especial nesse Sabbat, pois representa o Casamento Sagrado, a União Sexual da Deusa e do Deus que sustentará a Terra, dando uma colheita farta e abundante para todos. O Grande Rito é realizado simbolicamente, quando o athame (símbolo fálico) é mergulhado no cálice (símbolo do útero da Deusa).

Beltane é um Grande Sabbat e, por isso, uma fogueira é acesa. O Deus Bel é invocado e então todos pulam a fogueira pra se livrar da má sorte, doenças, negatividade e para atrair a fertilidade para sua vida. Nesse dia celebramos a vida dançando em volta do Mastro de Beltane (Maypole), dando as boas vindas ao Verão que se aproxima, pulando o caldeirão para atrair fertilidade. Muitos casais pulam juntos o caldeirão para conceber uma criança. A fertilidade sexual é invocada e celebrada como o meio pelo qual todos vêem para a terra. Beltane é o dia da alegria, da felicidade e do riso. É a festa mais alegre dentre todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações

Correspondências de Beltane

– Cor – verde, rosa e vermelho;
– Deuses – Deuses das florestas, fertilidade, sexualidade. A Deusa no seu aspecto de fertilizadora, e o deus, como fecundador;
– Ervas – sangue-de-dragão, samambaia, cogumelos;
– Pedras – malaquita, quartzo rosa, turmalina, quartzo verde, amazonita e aventurina.

Atividades

– Pular fogueira de Beltane;
– Guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, abençoar pessoas e objetos;
– Dançar em volta do Mastro de Beltane;
– Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas;
– Fazer uma oferenda ao Povo das Fadas;
– Fazer guirlandas para serem colocadas nas cabeças durante o rito;
– Fazer um pacote de Beltane para ser queimado.

Comidas e Bebidas

– Bolo de cereais;
– Saladas;
– Tortas;
– Bolos;
– Vinho;
– Sucos.