tradição
facebook tumblr twitter youtube
Virgem
Sol em Virgem
2 graus
Libra
Lua em Libra
13 graus
Lua nova
Lua nova
0 dia

Today’s Moon Forecast

Lua em Libra


Botão de lua crescenteLibrasinal símbolo glifo

A promessa da primavera

Imbolc ocorre no pico do inverno. É o tempo do ano em que a Terra se encontra mais fria. É festejado no hemisfério Norte em 2 de fevereiro e no hemisfério Sul em 1 de agosto.

A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera.

Em Imbolc a Deusa Brigit, Senhora do Fogo, da vida, do conhecimento, da poesia, das fontes sagradas, era honrada por todos os celtas. Todos agradeciam por ela ter mantido o Fogo das lareiras queimando durante as noites escuras e gélidas de inverno.

Brigit tinha um santuário na antiga capital irlandesa de Kildare, onde um grupo de 19 sacerdotisas mantinha uma chama eterna acesa em sua honra. Ela era considerada a deusa do Fogo e padroeira dos ferreiros. Era uma Deusa Tríplice, Guardiã da lareira e da família.

Imbolc é o Sabbat da Purificação , por isso uma prática tradicional associada com esse Sabbat é a varredura, no qual varremos nosso círculo com vassouras mágicas, expulsando energias negativas, como azar, ressentimentos e coisas ultrapassadas de nossa vida. É comum também varrer toda a casa mentalizando o banimento do mal.

A ligação de Imbolc com a purificação vem da Antiga Europa, onde, nessa época, toda a decoração de Yule era queimada. Isso representava o desligamento com o passado para que o futuro fosse promissor.

Outro costume muito tradicionais são as camas de Brigit – bonecas são feitas com palha ou ervas e estão colocadas ritualisticamente em uma cama, junto a um pequeno bastão, representando a fertilidade da mente, do espírito e da Terra.

Por ser um período em que os temas de renovação, purificação e abandono do velho para o início do novo estão em destaque, Imbolc é considerado por algumas Tradições como o melhor momento para a realização de ritos de iniciação, dedicações, Wiccanings e outros ritos de passagens.

Imbolc é o momento de limpar e preparar nossas mentes e corpos para o ressurgimento e de banirmos todos os remorsos e culpas e planejarmos o futuro para o próximo ano. Nesse Sabbat são feitas purificações com Fogo e Água, os principais elementos da Deusa Brigit.

Correspondências de Imbolc

– Cores – Vermelho, laranja e branco
– Ervas – Sálvia, calêndula, manjericão, verbena, mirra.
– Pedras – Citrino, turmalina negra, turmalina verde, hematita, ágata vermelha e topázio.

Atividades

– Queimar todos os enfeites de Yule;
– Fazer uma cama de Brigit;
– Fazer uma roda de velas;
– Pendurar uma cruz de Brigit na porta de casa;
– Varrer a casa com a vassoura mágica;
– Limpar seu espaço sagrado, seu altar e instrumentos;
– Fazer travesseiros dos sonhos;
– Abençoar velas para serem usadas no decorrer do ano.

Comidas e Bebidas

– Bolos de frutas;
– Tortas de maçãs;
– Pães;
– Vinho;
– Todos os tipos de chás.