tradição
facebook tumblr twitter youtube
Virgem
Sol em Virgem
2 graus
Libra
Lua em Libra
13 graus
Lua nova
Lua nova
0 dia

Today’s Moon Forecast

Lua em Libra


Botão de lua crescenteLibrasinal símbolo glifo

Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno é oficialmente e, finalmente, deixado para trás.

O Sabbat Beltane marca a união do Deus com a Deusa, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É o simbolismo da união do princípio feminino com o masculino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e o retorno do sol com toda a sua intensidade.

A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico “Bel”, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. “Tinne”é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer “Fogo de Bel”.

Em Beltane o Grande Rito é realizado e possui um significado muito mais especial nesse Sabbat, pois representa o Casamento Sagrado, a União Sexual da Deusa e do Deus que sustentará a Terra, dando uma colheita farta e abundante para todos. O Grande Rito é realizado simbolicamente, quando o athame (símbolo fálico) é mergulhado no cálice (símbolo do útero da Deusa).

Beltane é um Grande Sabbat e, por isso, uma fogueira é acesa. O Deus Bel é invocado e então todos pulam a fogueira pra se livrar da má sorte, doenças, negatividade e para atrair a fertilidade para sua vida. Nesse dia celebramos a vida dançando em volta do Mastro de Beltane (Maypole), dando as boas vindas ao Verão que se aproxima, pulando o caldeirão para atrair fertilidade. Muitos casais pulam juntos o caldeirão para conceber uma criança. A fertilidade sexual é invocada e celebrada como o meio pelo qual todos vêem para a terra. Beltane é o dia da alegria, da felicidade e do riso. É a festa mais alegre dentre todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações

Correspondências de Beltane

– Cor – verde, rosa e vermelho;
– Deuses – Deuses das florestas, fertilidade, sexualidade. A Deusa no seu aspecto de fertilizadora, e o deus, como fecundador;
– Ervas – sangue-de-dragão, samambaia, cogumelos;
– Pedras – malaquita, quartzo rosa, turmalina, quartzo verde, amazonita e aventurina.

Atividades

– Pular fogueira de Beltane;
– Guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, abençoar pessoas e objetos;
– Dançar em volta do Mastro de Beltane;
– Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas;
– Fazer uma oferenda ao Povo das Fadas;
– Fazer guirlandas para serem colocadas nas cabeças durante o rito;
– Fazer um pacote de Beltane para ser queimado.

Comidas e Bebidas

– Bolo de cereais;
– Saladas;
– Tortas;
– Bolos;
– Vinho;
– Sucos.